I Reparq

A I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia – REPARQ, foi realizada na Universidade de Brasília no período de 06 a 09 de junho de 2010, e contou com a participação de todos os coordenadores dos Cursos de Arquivologia no Brasil.


Ao final da Reunião foram feitas as seguintes recomendações gerais:

  • Reafirmar o papel das IES no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão;
  • Refletir sobre as consequências do crescimento dos cursos de Arquivologia nas universidades públicas;
  • Ratificar a necessidade de investimento em projetos de extensão sobre a inserção social da Arquivologia;
  • Criar um grupo de estudos para estudar a harmonização mínima dos currículos, respeitando as contingências históricas e as configurações atuais de cada curso;
  • Cada curso deve criar um grupo de estudos, ou fazer um projeto de TCC/iniciação científica, para produzir uma série histórica sobre o perfil do seu corpo discente, inclusive com as causas da evasão;
  • Viabilizar, em cada universidade, a representação dos cursos de Arquivologia nas suas instâncias deliberativas;
  • Viabilizar a criação de um periódico especializado, conforme os critérios da CAPES e divulgar os periódicos já existentes que estão na lista da CAPES;
  • Incentivar a continuação da formação dos docentes (PROGRAD – CAPES);
  • Estudar as oportunidades de atuação do arquivista no mundo do trabalho (além das convencionais), tendo em vista a expansão dos horizontes da sua formação;
  • Rever a descrição da profissão de arquivista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO);
  • Os cursos devem supervisionar a atuação das empresas júniores;
  • Os cursos devem acompanhar a atualização do acervo bibliográfico da suas bibliotecas e demandar orçamento das IES para aquisição de livros na área;
  • Buscar meios para uma política de publicação de obras arquivísticas nacionais, bem como a tradução de obras estrangeiras, propondo às editoras universitárias uma série sobre Arquivologia;
  • Enquanto não existe o mestrado em Arquivologia, buscar a criação de linhas de pesquisas em Arquivologia nos programas de pós-graduação que compartilham o mesmo espaço de cursos de graduação;
  • Incentivar a participação dos docentes nos grupos de pesquisa formais do CNPq;
  • Providenciar a filiação dos cursos de Arquivologia ao International Council on Archives (ICA);
  • Viabilizar a participação brasileira no Comitê da Seção de Formação do ICA, buscando representação;
  • Incentivar a participação dos docentes em editais das agências financiadoras federais e estaduais;
  • Assumir um compromisso com a preservação dos acervos universitários, a exemplo do que vem sendo feito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Na medida do possível, otimizar os recursos financeiros e humanos dos cursos na realização de eventos da área;
  • Investir nos sítios eletrônicos dos cursos de Arquivologia, priorizando a transparência das ações e padronizando as informações;
  • Providenciar o levantamento dos projetos financiados pelas agências federais, estaduais e pelas próprias universidades;
  • Cada curso deve providenciar o mapeamento das pesquisas (financiadas ou não) dos seus docentes;
  • Pensar em um projeto nacional para investigar as imagens sociais do arquivista, dividido em subprojetos coordenados pelos cursos na sua cidade. Buscar-se-á recursos de editais do ICA para tal pesquisa.
  • Estabelecer, como uma política dos cursos, o envolvimento dos alunos de graduação nos seminários de grupos de pesquisas, workshops, assim como nos eventos da pós-graduação;
  • Cada curso deverá investigar em quais programas de pós-graduação os egressos dos seus cursos estão se inserindo.


A fonte utilizada para este texto, bem como todas deliberações, recomendações e moção estão disponíveis no endereço: https://sites.google.com/a/arquivistica.org/reparq/reparq2010