A I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em
Arquivologia – REPARQ, foi realizada na Universidade de Brasília no período
de 06 a 09 de junho de 2010, e contou com a participação de todos os
coordenadores dos Cursos de Arquivologia no Brasil.
Ao final da Reunião foram feitas as seguintes recomendações gerais:
- Reafirmar o papel das IES no que diz respeito ao ensino, pesquisa e
extensão;
- Refletir sobre as consequências do crescimento dos cursos de
Arquivologia nas universidades públicas;
- Ratificar a necessidade de investimento em projetos de extensão
sobre a inserção social da Arquivologia;
- Criar um grupo de estudos para estudar a harmonização mínima dos
currículos, respeitando as contingências históricas e as configurações
atuais de cada curso;
- Cada curso deve criar um grupo de estudos, ou fazer um projeto de
TCC/iniciação científica, para produzir uma série histórica sobre o perfil
do seu corpo discente, inclusive com as causas da evasão;
- Viabilizar, em cada universidade, a representação dos cursos de
Arquivologia nas suas instâncias deliberativas;
- Viabilizar a criação de um periódico especializado, conforme os
critérios da CAPES e divulgar os periódicos já existentes que estão na
lista da CAPES;
- Incentivar a continuação da formação dos docentes (PROGRAD –
CAPES);
- Estudar as oportunidades de atuação do arquivista no mundo do
trabalho (além das convencionais), tendo em vista a expansão dos
horizontes da sua formação;
- Rever a descrição da profissão de arquivista na Classificação
Brasileira de Ocupações (CBO);
- Os cursos devem supervisionar a atuação das empresas júniores;
- Os cursos devem acompanhar a atualização do acervo bibliográfico da
suas bibliotecas e demandar orçamento das IES para aquisição de livros na
área;
- Buscar meios para uma política de publicação de obras arquivísticas
nacionais, bem como a tradução de obras estrangeiras, propondo às editoras
universitárias uma série sobre Arquivologia;
- Enquanto não existe o mestrado em Arquivologia, buscar a criação de
linhas de pesquisas em Arquivologia nos programas de pós-graduação que
compartilham o mesmo espaço de cursos de graduação;
- Incentivar a participação dos docentes nos grupos de pesquisa
formais do CNPq;
- Providenciar a filiação dos cursos de Arquivologia ao International
Council on Archives (ICA);
- Viabilizar a participação brasileira no Comitê da Seção de Formação
do ICA, buscando representação;
- Incentivar a participação dos docentes em editais das agências
financiadoras federais e estaduais;
- Assumir um compromisso com a preservação dos acervos
universitários, a exemplo do que vem sendo feito na Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Na medida do possível, otimizar os recursos financeiros e humanos
dos cursos na realização de eventos da área;
- Investir nos sítios eletrônicos dos cursos de Arquivologia,
priorizando a transparência das ações e padronizando as informações;
- Providenciar o levantamento dos projetos financiados pelas agências
federais, estaduais e pelas próprias universidades;
- Cada curso deve providenciar o mapeamento das pesquisas
(financiadas ou não) dos seus docentes;
- Pensar em um projeto nacional para investigar as imagens sociais do
arquivista, dividido em subprojetos coordenados pelos cursos na sua
cidade. Buscar-se-á recursos de editais do ICA para tal pesquisa.
- Estabelecer, como uma política dos cursos, o envolvimento dos
alunos de graduação nos seminários de grupos de pesquisas, workshops,
assim como nos eventos da pós-graduação;
- Cada curso deverá investigar em quais programas de pós-graduação os
egressos dos seus cursos estão se inserindo.
A fonte utilizada para este texto, bem como todas
deliberações, recomendações e moção estão disponíveis no endereço:
https://sites.google.com/a/arquivistica.org/reparq/reparq2010